-

* Criança morre após ser atingida por raio.

 As fortes chuvas que atingiram a região do Juruá, no Acre, nesta terça-feira (21), provocaram uma tragédia na comunidade Formigueiro, localizada no Igarapé Cumprido, município de Porto Walter. Um raio atingiu a placa solar de uma residência, causando a morte de Pedro Silva, de apenas 3 anos, que estava no local junto com outra criança.

Pedro foi atingido por descarga elétrica e não resistiu. A outra criança desmaiou, mas sobreviveu. O acidente ocorreu entre 16h e 18h, mas as condições climáticas e o difícil acesso à comunidade impediram que Pedro recebesse atendimento médico a tempo.

A comunidade Formigueiro é extremamente isolada, sendo acessível apenas por canoa. Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura de Porto Walter, Macson Alves, as fortes chuvas dificultaram ainda mais a tentativa de deslocamento para a área urbana.

“Estava chovendo muito, o temporal derrubou árvores na zona urbana e também danificou estruturas, como o abastecimento de água na Aldeia Indígena da Paz. A família não conseguiu trazer Pedro ao município devido à distância e às condições climáticas”, explicou Alves.

O avô da criança viajou até uma comunidade vizinha, chamada Bahia, onde tem acesso à internet, para informar o pai sobre o acidente e pedir ajuda.

Jamila Ferreira da Silva, coordenadora de vigilância epidemiológica de Porto Walter, lamentou que Pedro não tenha recebido atendimento imediato. Ela ressaltou a falta de infraestrutura na região:

“A criança não morreu na hora, mas algum tempo depois. Se você tivesse atendimento imediato e transporte para o hospital, talvez ela tivesse sobrevivido. Mas é inviável ter uma unidade de saúde em uma comunidade tão pequena e remota”, destacou Jamila. 

Vítima.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »