O técnico de enfermagem indígena Vilson da Silva Souza, de 27 anos, morreu no sábado, 9, após ser atingido por uma flechada dentro da Terra Yanonami, na aldeia Maraxiú, em Roraima. O responsável pelo crime seria um agente de saúde.
De acordo com o site do UOL, ambos trabalhavam na Unidade Básica de Saúde Indígena da comunidade. Vilson era indígena, mas do povo macuxi, comunidade da Enseada em Uiramutã, e atuava na Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) da Aldeia Maraxiú, apoiando as ações que garantem o acesso à saúde aos indígenas da região. Ele integrava a equipe desde outubro de 2023.
Após o caso, o corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Boa Vista, por um avião da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). A presidente do Empregados em Estabelecimentos Privados de Serviços de Saúde de Roraima, Joana Gouveia, afirmou que o agente acusado do crime não foi preso e continua na comunidade.
Segundo ela, nenhuma ação foi realizada para prendê-lo e ainda não há informações do que teria motivado o crime. “Nós estamos indignados e pedindo justiça. Vamos fazer uma paralisação para que o assassino seja preso e para pedir segurança às equipes que trabalham nessa área”, desabafou.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon