Uma advogada denunciou que foi agredida por policiais militares durante uma festa em Serrinha dos Pintos, no interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN), o caso teria acontecido na madrugada de domingo (17).
Em entrevista à TV Tropical, o presidente da Ordem, Aldo Medeiros, a advogada pontuou que teria sido agredida durante o exercício da função, no momento em que tentava acompanhar um rapaz que estaria sendo detido pela Polícia Militar.
"Havia um rapaz sendo conduzido pela polícia. A advogada que estava assistindo a festa e acompanhou a movimentação, até porque ela é advogada da família do rapaz, perguntou o que estava acontecendo", disse Medeiros.
Contudo, segundo o presidente da OAB, a solicitação da advogada não foi atendida. "Disseram que ele [o rapaz] estava sendo acusado de alguma coisa, mas que não iriam dizer o que era. Ela disse que não era assim e que precisava saber qual era o motivo e que iria acompanhar os procedimentos", acrescentou.
De acordo com Aldo Medeiros, os ânimos ficaram mais alterados e teria acontecido a agressão. "Houve uma certa prepotência. Uma situação que ela, como advogada, tinha direito de saber. Ele [o policial] disse que não. Isso gerou um aumento do conflito. Ela alega que sofreu violência física, mas não sabe se foi um tapa, um empurrão ou um soco", afirmou.
"Nesse momento, ela foi atingida por spray de pimenta. Ela ficou sem enxergar por alguma horas. Pela manhã, ela entrou em contato e passamos a adotar os procedimentos. Entramos em contato com ela e ela nos explicou os detalhes. Demos a orientação do que precisava fazer", acrescentou.
Medeiros pontuou ainda, em entrevista à TV Tropical, que conversou com o secretário de Segurança e Defesa Social do RN. "Encaminhamos uma solicitação a ele e ao comandante da Polícia Militar para que seja aberto um procedimento disciplinar contra o policial militar que é acusado dessa agressão", completou.
Em nota, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte se limitou a informar que "abrirá um procedimento interno para apurar a denúncia".
Confira a nota da OAB-RN:
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), vem a público prestar total e irrestrita solidariedade à advogada Gennyelle Beatriz Lemos, registrada sob o nº 20.142 na OAB/RN. A advogada relatou que, na madrugada deste domingo (17), foi vítima de violência policial, envolvendo policiais militares na cidade de Serrinha dos Pintos.
A Seccional informa que, após conhecimento dos fatos pelos canais oficiais, já entrou em contato com a advogada, através dos presidentes Aldo Medeiros e Paulo Pinheiro, e vem prestando todo o auxílio necessário para apuração rigorosa do ocorrido. Inclusive, já solicitou ao secretário de segurança pública do Estado e o comandante geral da PM/RN, a instauração dos procedimentos necessários e o afastamento dos policiais envolvidos até análise minuciosa da situação.
A OAB/RN ressalta que não admitirá atos de violência por agentes estatais, e que irá cobrar rigorosamente às autoridades constituídas a punição adequada e exemplar de policiais que desvirtuem a importante missão da polícia.
Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon