-

* Rapidinhas do Inoxidável...

 Muitas pessoas já experimentaram a decepção como um sentimento que, de forma radical, provoca tristeza, frustração, descontentamento, desapontamento e desilusão, em decorrência de uma expectativa vivida e não concretizada. Ela é, metaforicamente, como um abismo que separa nossos desejos e sonhos da possibilidade efetiva de realizá-los, de vivê-los. Porém, não podemos permitir que ela possa produzir em nós uma atitude de imobilidade. Apesar das decepções a vida deve continuar.

***************************************************************************

Precisamos saber que a decepção faz parte da vida e deve ser vista como um fator decisivo para o nosso crescimento. Quem de nós ainda não experimentou um momento na vida que tenha produzido uma discrepância entre aquilo que desejamos e aquilo que alcançamos? Quem de nós ainda não ficou decepcionado, triste, frustrado por não ter tido sucesso em algum empreendimento na vida? Quem de nós ainda não experimentou um profundo vazio por não ter sido correspondido, como sonhava, em uma relação profissional, de amizade ou amorosa? Acredito que todo mundo. Agora, não podemos permitir que a decepção determine para nós um comportamento negativo, uma maneira apática de existir e ser no mundo.

***************************************************************************

A decepção deve ser vivida como algo que possui valor, como algo que nos faculta, olhando a realidade de frente, lidar com suas consequências e mobilizar recursos para superá-las. Logo, precisamos ver a decepção como promotora do desenvolvimento humano.

***************************************************************************

Afirmar que a decepção pode e deve ser entendida como algo positivo, é fácil. Complicado é tornar tal afirmativa uma verdade. Não existem receitas prontas para tal tarefa. Acredito que, num primeiro momento, devemos ter consciência de que o ser humano é imperfeito, consequentemente decepcionamos a nós mesmos, a outras pessoas e somos decepcionados. Reconhecer esta faceta da experiência humana ajuda-nos, inicialmente, a lidar com as dores da tristeza, da frustração, do descontentamento, do desapontamento e da desilusão, as dores da decepção.

***************************************************************************

Deus sempre no comando.

Gigante!

Últimas
Anterior
Proxima »