O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Roberto Barroso, disse durante discurso no Brazil Forum UK, no Reino Unido, neste sábado (22.jun.2024), que a democracia foi a ideologia vitoriosa contra o comunismo, fascismo, regimes militares e ainda fundamentalismos religiosos.
“A democracia foi a ideologia vitoriosa do século 20, tendo derrotado todas as alternativas que se apresentaram: o comunismo, o fascismo, os regimes militares e os fundamentalismos religiosos”, afirmou.
De acordo com o ministro, democracia significa, além de soberania popular, eleições livres e governo da maioria. Significa também poder limitado, Estado de direito e respeito aos direitos fundamentais.
Barroso acrescentou que a democracia constitucional tem lugar para todos que sabem respeitá-la, sejam liberais, conservadores ou progressistas. O regime só não tem lugar, segundo o ministro, “para quem não se dispõe a respeitar as regras do jogo e os resultados eleitorais”.
Disse que o Brasil é um país que viveu e vive na polarização global com muita dificuldade de estabelecer alguns denominadores comuns patrióticos. Afirmou buscar, no uso da Constituição Federal, um conjunto de valores que congregam as diferentes visões de mundo da população.
Ao falar de tecnologia, Barroso disse que o mundo das plataformas digitais criou “tribos” que tem narrativas próprias e já não compartilham mais os próprios fatos. Ressaltou a gravidade dessa criação de narrativas que não se baseiam em verdades pré-estabelecidas.
“Nós precisamos fazer com que mentir volte a ser errado de novo”, disse. O objetivo seria voltar em um passado um pouco mais civilizado.
O ministro discursou na manhã deste sábado (22.jun) na abertura do Brazil Forum UK de 2024, evento anual organizado por estudantes brasileiros no Reino Unido com objetivo de discutir temas que impulsionam mudanças positivas no Brasil. Poder 360
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon