Apesar de ser aliado do PT e de ter espaços tanto no Governo Federal quanto no Governo do Estado, o PSD trabalha para estar no palanque adversário da governadora Fátima Bezerra e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ao menos seis das principais cidades do Rio Grande do Norte.
Mesmo ainda estando na gestão de Fátima Bezerra, ocupando o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado e a mulher dele, a senadora Zenaide Maia, adotam perfis de opositores e articulam candidaturas a prefeito pelo PSD em cidades consideradas muito estratégicas pelo petismo.
O caso que mais chama a atenção é o da capital, Natal. O PSD de Jaime e Zenaide vai lançar na cidade a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. Com isso, o partido vai enfrentar a deputada federal Natália Bonavides, a candidata do PT a prefeita
Candidato ao Senado na chapa do PT em 2022, Carlos Eduardo já disse abertamente que não terá problemas em enfrentar os palanques de Lula e Fátima em 2024. “Se amanhã eu decidir ser candidato a prefeito e se o PT já tiver candidato formalizar essa candidatura, enfrentaremos o PT. Respeitaremos, mas vamos derrotá-los nas urnas”, disse Carlos Eduardo logo após se filiar ao PSD.
Em Mossoró, 2ª maior cidade do Estado, o PSD também está se insurgindo contra o PT. Por lá, o partido apoia a reeleição do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), para derrotar a candidata do PT, que deverá ser a deputada estadual Isolda Dantas.
O próprio Jaime Calado deverá ser candidato. Ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante por dois mandatos, ele tem articulado uma nova candidatura na cidade, desta vez contra o prefeito Eraldo Paiva (PT), que tenta a reeleição. São Gonçalo é a maior cidade potiguar administrada pelo PT e, por isso, é considerada muito estratégica para os planos do partido nas eleições municipais de 2024.
Em outras três cidades-polo do Estado, o cenário parece caminhar para um distanciamento entre PT e PSD.
Em Parnamirim, 3ª maior cidade do RN, o casal Jaime e Zenaide se aproxima da candidata Professora Nilda. Ex-vereadora na cidade, Nilda é adversária do atual prefeito Rosano Taveira, que não pode disputar a reeleição. Ainda sem definição partidária, Nilda chegou a se aproximar do MDB do vice-governador Walter Alves, mas a conversa não progrediu e ela deverá ser candidata pelo PSD do casal Calado. O PT ainda não anunciou que candidato apoiará na cidade Trampolim da Vitória, mas uma aliança com Nilda é considerada improvável.
O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara, é filiado ao PSD e, como não pode mais ser candidato, vai lançar Antônio Henrique também pelo partido. O prefeito anda próxima da governadora, mas Fátima não deverá subir no palanque de Antônio Henrique pelas presenças do deputado federal Robinson Faria e do senador Rogério Marinho, ambos do PL.
Caso parecido ocorre em Pau dos Ferros, no Alto Oeste. A prefeita Marianna Almeida disputará a reeleição pelo PSD. Ela vinha tendo proximidade com a governadora e a apoiou nas eleições de 2022, mas a relação azedou recentemente. No palanque de Marianna, estão os antipetistas Robinson Faria e Rogério Marinho, além do deputado estadual Galeno Torquato (PSDB), que lidera um bloco de deputados autodenominados independentes na Assembleia Legislativa, desfalcando a base de Fátima na Casa.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon