-

* Com Lula, S&P eleva nota de crédito do Brasil de BB- para BB.

A agência de classificação de risco S&P Global Ratings elevou a nota de crédito de longo prazo do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável. Essa é a primeira vez desde 2019, que o país recebe uma melhoria na classificação.

A mudança ocorre após a aprovação da reforma tributária, que foi destacada pela agência como um exemplo da implementação de políticas pragmáticas nos últimos sete anos. Além disso, a S&P ressaltou as demais reformas realizadas desde 2016, incluindo a reforma da Previdência, a autonomia do Banco Central, o estabelecimento de regras fiscais e uma série de reformas microeconômicas em todos os setores. 

De acordo com os analistas da agência, mesmo que implementada gradualmente, a reforma tributária deve trazer ganhos de produtividade no longo prazo para a economia brasileira. Essa medida é vista como um sinal positivo para investidores e pode atrair mais recursos estrangeiros para o país.

Apesar dessa melhora no rating, é importante destacar que o Brasil ainda se mantém no território especulativo, dois degraus abaixo do chamado grau de investimento. A S&P justifica essa posição afirmando que a perspectiva estável reflete a expectativa de que o Brasil manterá uma posição externa forte, impulsionada pela produção de commodities e por necessidades limitadas de financiamento externo.

Molusco é phoda!

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »