São Paulo —A Polícia Militar classificou como omissão o comportamento da PM feminina que assiste, sem intervir, à cena em que um jovem negro é ameaçado por um homem armado em frente a uma estação de metrô em São Paulo. O episódio, ocorrido no domingo (12/11), foi gravado por uma testemunha.
Nas imagens (veja abaixo), é possível ver um homem, identificado no vídeo como Paulo, empunhando uma arma em direção ao jovem negro. A policial militar é avisada sobre a ocorrência, mas ignora: “Liga no 190”, diz à pessoa que faz a gravação. O caso foi revelado pelo site Ponte Jornalismo.
O vídeo foi feito em frente à estação Carandiru do metrô, na zona norte paulistana. As imagens mostram pessoas no entorno dizendo que o jovem negro, que acabara de ser imobilizado por outro homem, tinha tentado praticar um assalto. Ele não estava armado.
O rapaz negro pede desculpas para Paulo e, ao ver a arma, fica assustado e coloca as mãos em frente ao rosto. “Ele quer me matar”, grita. Nesse momento, Paulo guarda momentaneamente a arma na cintura, após perceber que é filmado pela testemunha.
Pouco depois, o jovem negro consegue se desvencilhar do homem que o segura e começa a correr. Paulo tenta lhe aplicar, sem sucesso, uma rasteira e saca novamente a arma da cintura. Ele aponta em direção ao rapaz, que para de correr perto da barraca de um ambulante.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon