O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação em júri popular em um caso que chocou a comunidade de Jucurutu. José Luiz Ferreira Lima foi condenado a uma pena total de 43 anos, oito meses e quatro dias de reclusão e ao pagamento de 10 dias-multa por homicídio de uma pessoa e tentativa de dois outros assassinatos. O regime da pena inicial será fechado.
Luizinho da Usina, como é conhecido, foi preso após dias escondido numa região de mata no interior do Rio Grande do Norte, fato que o fez ficar conhecido como "Lázaro Potiguar". Quando a prisão ocorreu, mobilizou o policiamento e a população de Jucurutu, que chegou a bater palmas e a comemorar a prisão.
Não era para menos. No dia 28 de maio de 2023, por volta de 1h, José Luiz Ferreira Lima matou a Railton Xavier de França na praça de alimentação localizada no Centro da cidade. Ele usou uma arma de fogo para cometer o crime.
Além disso, no mesmo local e horário, ele efetuou disparos com a arma contra Alessio Cordeiro de Medeiros e Cledinaldo Vieira da Silva, que foram atingidos, mas sobreviveram.
A motivação para o crime cometido por José Luiz Ferreira Lima foi fútil e baseada em uma discussão sobre a entrega de uma bebida durante um evento na praça de eventos de Jucurutu. Ele estava bebendo na companhia de outras pessoas, mas em determinado momento, o acusado se dirigiu ao quiosque pertencente a Railton Xavier, para cobrar o fornecimento de mais cerveja, pois supostamente ocorreu uma demora na entrega da bebida.
Então, a vítima Railton Xavier, em resposta ao acusado, que encontrava-se visivelmente irritado e exaltado, disse: “vou levar agora, meu amigo, pode ir pra sua mesa que eu vou levar”. Entretanto, o acusado continuou no quiosque da vítima, discutindo quando sacou uma arma de fogo de sua cintura e atirou contra Railton Xavier, atingindo-o na cabeça.
A vítima foi socorrida no hospital municipal e posteriormente foi encaminhada para um hospital em Natal, mas não resistiu. Em seguida, José Luiz Ferreira Lima efetuou novos disparos de arma de fogo em direção à praça pública, na qual havia um aglomerado de pessoas reunidas em um festejo. Nesse momento, ele atingiu as duas outras vítimas. Cledinaldo Vieira foi baleado na perna, enquanto Alessio Cordeiro foi atingido na região da coluna e teve uma fratura de vértebra lombar, lesão que resultou em paraplegia.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon