Foi confirmada a morte da cozinheira Cidelia Pereira de Morais, de 54 anos, após uma panela de pressão explodir em um restaurante de Anápolis, Goiás, localizado no Jardim Alvorada. Com informação do Portal
Ela faleceu após passar dez dias internada no Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), em Goiânia.
O óbito foi confirmado nesta segunda-feira (02), mas só foi divulgado no final da tarde desta terça-feira (03).
Cidelia estava trabalhando no estabelecimento comercial quando o utensílio de cozinha estourou, ferindo a mulher gravemente.
Cuidados com a panela de pressão
Dicas para evitar acidentes
Manutenção
Manter a panela de pressão com a manutenção em dia, ou seja, limpar com regularidade a válvula de pressão e a válvula de segurança, retirando toda a obstrução que normalmente se dá por meio de gordura. Como também, assim que perceba desgaste na borracha de vedação se deve trocá-la. A maioria dos acidentes e incidentes ocorrem pelo não alívio na pressão da panela por meio da válvula de segurança e/ou válvula de pressão.
Uso diário
Todavia, no uso diário, recomendamos colocar os condimentos e temperos após os alimentos. Primeiramente se amolece os alimentos com a pressão e somente depois se coloca os temperos. Atitude simples que diminui o risco de obstrução da válvula e, consequentemente, de acidentes.
Assim como, na panela de pressão se deve colocar apenas o volume de alimento e água indicado no manual de instrução. Atitude simples que também previne o desgaste do utensílio e a sua deformação.
O indicado, geralmente, é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, se é um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três litros.
Outro ponto importante é aplicar a recomendação do manual da panela de pressão no que diz respeito ao tempo de permanência no fogo. Não é aconselhável ultrapassar 15 minutos, a partir do início da fervura. Ou seja, observar o som característico da panela, que quer dizer que a fase de cozimento do alimento se iniciou. A partir desse momento se deve estar atento aos tempos de cozimento dos alimentos que são distintos para que não se ultrapasse.
É preciso observar, enquanto a panela estiver no fogo, se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão. Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente estará obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Para isso, basta levantar a válvula de pressão suavemente e após o uso limpá-la adequadamente, retirando toda a gordura, como já foi orientado.
O posicionamento do cabo da panela também é um item de segurança. Ele deve estar sempre voltado para o interior do fogão, e nunca para fora, evitando que, acidentalmente, a panela seja derrubada.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon