A aprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 60%, enquanto a desaprovação caiu para 35%, de acordo com uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16).
O levantamento indica que a avaliação positiva do desempenho do presidente teve um aumento de quatro pontos percentuais, enquanto a reprovação teve queda de cinco pontos na comparação com a pesquisa realizada há dois meses.
Outros 5% dos 2029 entrevistados não quiseram responder ao levantamento, que foi realizado entre os dias 10 e 14 de agosto, com uma margem de erro de 2,2 pontos para cima ou para baixo.
Na região Sudeste, a mais populosa do país, a aprovação do trabalho de Lula é de 55%, e a reprovação, de 39%. O melhor desempenho do mandatário foi no Nordeste, com 72% de aprovação, e o pior, no Centro-Oeste/Norte, com 52%.
Entre os católicos, o líder petista tem 63% de apoio e 32% de rejeição. Entre os eleitores evangélicos, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua sendo muito popular, Lula obteve 50% de aprovação e 46% de desaprovação.
A economia é considerada o "maior" problema pelos entrevistados, com 31% das menções, seguida pelas questões sociais, com 21%, saúde, com 12%, e violência, com 10%.
Segundo a Genial/Quaest, 34% consideram que a situação econômica melhorou nos últimos 12 meses, enquanto 23% opinam que houve uma piora.
A pesquisa também mediu a avaliação do governo Lula como um todo: a gestão do petista é vista de forma positiva por 42% dos entrevistados (+5 pontos), de maneira regular por 29% (-3) e de forma negativa por 24% (-3).
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon