Líder nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Parnamirim, a pré-candidata a prefeita Professora Nilda (SDD) descartou uma possível união entre ela e o também pré-candidato e apresentador Salatiel de Souza (União Brasil), conforme vem sendo especulado no meio político da cidade da Grande Natal.
“Não existe até hoje esta possibilidade. Ele [Salatiel] é da conjuntura de Taveira, eu sou oposição”, disse Nilda nesta sexta-feira 14.
A especulação sobre a possível composição entre eles surgiu diante do impasse do prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos), em indicar seu sucessor à prefeitura. Taveira já está no segundo mandato, portanto não poderá mais concorrer ao cargo de prefeito.
O atual chefe do Executivo parnamirinense já avisou que só indicará um nome para a disputa no Carnaval do ano que vem. Entre os cotados está o próprio Salatiel, que espera caminhar ao lado do prefeito.
A professora Nilda lidera com folga todas as pesquisas de intenção de votos até o momento. Por outro lado, Salatiel ainda tenta se consolidar como pré-candidato e tem buscado apoios tanto dentro de seu partido, o União Brasil, como fora dele.
O apresentador de TV também tenta superar uma concorrente interna, a vice-prefeita Kátia Pires, também do União Brasil. Segundo o presidente da sigla no RN, ex-senador José Agripino Maia, o candidato do partido será quem reunir as melhores condições até o período das convenções partidárias.
Ex-vereadora lidera intenções de voto, e apresentador aparece em 3º lugar
A ideia de unir Nilda e Salatiel seria uma estratégia com o objetivo de liquidar a eleição. A professora, opositora de Taveira, aparece com 27,94% da preferência do eleitorado, conforme o mais recente levantamento divulgado na última quinta-feira 13 pelo Instituto EXATUS a pedido do AGORA RN. A atual vice-prefeita Kátia Pires tem 15,15%, e Salatiel, 11,01%.
A soma dos percentuais obtidos por Nilda e Salatiel juntos chega a 38,95%, o que, em tese, seria suficiente para um triunfo nas eleições do ano que vem, caso uma composição entre eles seja efetivada.
Os números são referentes à pesquisa estimulada, que é quando são apresentados aos entrevistados uma lista com os possíveis candidatos que concorrerão ao pleito.
Ainda conforme o levantamento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wolney França (PSC), vem logo atrás dos três primeiros, com 8,56%, à frente do também vereador Gabriel César (PL), que soma 7,9%.
O vereador Irani Guedes (Republicanos) é o 6º colocado, com 4,52%. O ex-deputado estadual Marciano Júnior (sem partido) tem 1,98% e o vereador Vavá Azevedo (PP) soma 1,69%.
O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rogério Santiago (PL), o secretário-chefe do Gabinete Civil, Homero Grec, e o ex-vereador Manuel Diniz têm menos de 1%, cada.
Ainda segundo a pesquisa, 9,03% pretendem votar em branco ou nulo ou não têm interesse por nenhum dos pré-candidatos. Já 10,16% não sabem ou não quiseram responder.
A pesquisa Exatus entrevistou 1.063 pessoas entre 11 e 12 de julho em Parnamirim. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança. Agora RN
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon