-

* Cientistas descobrem que 72% dos macacos machos são bissexuais.

Apesar da homossexualidade ser atribuída exclusivamente aos seres humanos, há estudos que mostram que a característica também é comum no reino animal. Isso porque o comportamento homossexual foi observado em macacos, de acordo com a pesquisa do Imperial College London, no Reino Unido.

Pesquisadores da universidade estudaram as práticas sexuais dos machos de um grupo de 236 animais da espécie macaco-rhesus, na ilha de Cayo Santiago, em Porto Rico. Os resultados revelaram que a homossexualidade pode ser uma característica comum dos primatas e que não diminui a sua reprodução.

Ao longo do estudo, a equipe descobriu que 72% dos machos se envolveram em atos homossexuais, enquanto os casos entre indivíduos de sexos diferentes se limitaram a 46%. Segundo os pesquisadores, esse tipo de comportamento está relacionado ao que eles chamam de “laços de coalizão”.

“Acreditamos que o sexo que eles fazem os ajuda a se relacionarem”, explicou Vincent Savaloinen, um dos autores do estudo. “É justamente essa parceria que favorece o acesso às fêmeas e seu sucesso reprodutivo”. A razão ainda não está totalmente clara, embora a equipe sugira que pode ser benéfico para os machos.

A pesquisa também afirmou que a homossexualidade entre os macacos é independente e a possibilidade de reprodução com a fêmea não é anulada após a relação entre dois machos. “O fato de terem relacionamentos homossexuais não significa que eles tenham menos relacionamentos heterossexuais”, disse o autor.

Ele, então, completou: “Não vimos correlação entre o papel dos machos em suas relações sexuais e sua posição social dentro do grupo. Pelo que observamos, não é importante para os rhesus afirmar sua posição hierárquica por meio dessas práticas”. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (10/7) na revista Nature Ecology & Evolution.

Era só o que faltava...

Leia mais 

Metrópoles 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »