A reitora da UFERSA Ludimilla Carvalho Serafim Oliveira está por um fio no cargo máximo de dirigente da Universidade Federal Rural do Semi-árido.
O reitor da UFRN José Daniel Diniz aceitou o parecer jurídico da instituição sobre o relatório da Comissão de Processo Administrativo que já havia se manifestado em favor da cassação do titulo de doutora dela.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (2) em primeira mão pelo blog da jornalista Daniela Freire.
A acusação e de plágio em pelo menos 16 das 195 paginas da tese DE REPENTE, TUDO MUDOU DE LUGAR: Refletindo sobre a metamorfose urbana e gentrificação em Mossoró-RN”, defendida por Ludimilla em 2011 junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN e aprovada pela banca.
A comissão de sindicância reconheceu o plágio no trabalho acadêmico, que é quando são identificadas cópias inteiras ou parciais de textos de outros autores, sem que a fonte seja citada ou haja uso de aspas, no caso de transcrições.
A denúncia da estudante de Direito Ana Flavia Lira divulgada pela Agência Saiba Mais em 9 de setembro de 2020 traz de forma minuciosa os trechos que teriam sido copiados pela reitora da UFERSA e as referências aos textos originais.
Ludmilla Serafim foi nomeada reitora da UFERSA em 21 de agosto de 2020, à revelia da comunidade acadêmica. Ela ficou em 3º lugar no processo eleitoral, abaixo de outros dois professores, entre eles Rodrigo Codes, o candidato mais votado com quase o dobro de votos da reitora nomeada pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
Os plágios teriam sido realizados em cima de três obras diferentes e começariam na página 47, quando Ludimilla copia o primeiro parágrafo quase inteiro da página 02 da dissertação de mestrado de Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro, que defendeu a dissertação em dezembro de 2006, cinco anos antes de Ludimilla, também junto ao Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, com o título “O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE MOSSORÓ: Dos processos históricos à estrutura urbana atual”.
“Só quem coloca um ponto final é o Arquiteto do Universo”, diz postagem enigmática da reitora nas redes sociais
Pouco após a divulgação da noticia do parecer da comissão disciplinar da UFRN ter sido aceito pelo reitor José Daniel Diniz, Ludimilla Oliveira foi às redes e escreveu uma postagem enigmática evocando Deus. Ela se disse confiante na Justiça dos homens e de Deus:
– Nada de exclusividade ! A ultima palavra, na minha vida e na minha historia estão (sic) nas mãos de Deus. Permaneço com a mesma fé e confiança e deixo claro: a minha missão a frente da UFERSA, só quem coloca um ponto final e o Arquiteto do Universo. Aguardemos ! A Justiça dos homens e a de Deus vão chegar. Então, calma ! Porque com mais exclusividade, Deus esta preparando o final dessa situação”.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon