Momento de celebração, reencontros e expressão da cultura de um povo, durante o qual se realizam diversos eventos socioculturais, a festa da padroeira é, na maioria das vezes, o momento culminante na vida de uma comunidade. Em Apodi, por iniciativa do mandato do deputado Neilton Diógenes (PL), a Festividade de São João Batista, padroeiro local, agora é considerada como patrimônio cultural e imaterial do RN através da lei 11.458/2023, sancionada pelo governo.
“Atividades culturais, como apresentações de quadrilhas juninas, shows musicais, barracas de comidas típicas, a festa de São João Batista em Apodi é conhecida por atrair visitantes de toda a região, bem como de outras partes do Brasil, transformando a cidade em um ponto de reencontro com a fé e os laços comunitários para os mais de 25 mil frequentadores”, afirma Neilton.
A festividade de São João Batista tem uma tradição de 257 anos. Ela ocorre anualmente neste mês, de 14 a 24 e é um dos eventos mais importantes do calendário local. Em seu artigo 144, a constituição estadual preconiza a proteção do patrimônio cultural do RN incluindo os bens de natureza material e imaterial de relevância cultural e histórica.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon