Passar em Direito no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já é uma conquista almejada por muitos estudantes. E quando um casal de namorados é aprovado no curso, em primeiro e segundo lugar, na mesma universidade? Foi o que aconteceu com o casal de alunos Sofia Dantas de Aquino (1º lugar) e Gabriel de Araújo Menezes (2º lugar), ambos com 18 anos, estudantes do pré-2022 Colégio Porto, aprovados no curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estudantes do Porto desde a 1ª série do ensino médio, os dois investiram em uma rotina de estudos conjunta.
O casal se conheceu no Colégio Porto em 2021 e começou a namorar em novembro daquele ano. O relacionamento, além de não atrapalhar os estudos, acabou sendo mais um incentivo para o projeto comum. “Descobrimos que tínhamos afinidades, e aos poucos o relacionamento começou. Desde então, nos ajudávamos e tirávamos as dúvidas de estudo um com o outro. A gente sempre sentava na frente na primeira fileira juntos e fazíamos comentários entre nós a respeito dos assuntos ensinados em aula. No Colégio, também, aproveitamos as salas de estudos da biblioteca, que são um ambiente tranquilo para o estudo mais focado”, relembra Sofia Dantas.
Para Gabriel Araújo, a aprovação e classificação de destaque dos dois foi fruto de muito estudo e dedicação. “Sempre estivemos muito focados no nosso objetivo de cursar Direito, por isso o namoro não atrapalhou”, destaca.
Rotina de estudos
O casal conta que a rotina de estudos dos dois era bem parecida. Durante a semana, eles chegavam ao Colégio Porto às 7h10 e saíam às 13h30, exceto nas terças-feiras quando ficavam o dia todo. Em seguida, voltavam para casa estudavam em média mais 3 horas, fazendo uso da plataforma de ensino do Porto com a estratégia de resolver questões. Os estudos continuavam e, caso surgisse alguma dúvida em alguma matéria, eles a esclareciam por meio de espaço virtual Google For Education ou Bernoulli Sistema de Ensino utilizado pelo colégio.
Geralmente, o casal também tinha atividades no Colégio aos sábados, com a realização dos simulados e aulões. Nesses dias, eles aproveitavam para estudar juntos depois do almoço na casa de Gabriel, otimizando o tempo de estudos. E deixavam os domingos para descansar.
Segundo a educadora socioemocional integrativa do Colégio Porto, professora Kennia Isis, é gratificante para a equipe a aprovação dos alunos. “É motivo de orgulho para todos nós, pois os dois são muito comprometidos, zelosos, estudiosos e atentos. A vitória veio e em destaque, pois eles buscaram se envolver e aproveitar a estrutura física e funcional que temos”, comemora.
Para o casal foi saudável estar namorando e até ajudou para que ambos atingissem o objetivo. “Para namorar durante esse período precisa ter foco e disciplina para equilibrar o relacionamento e os momentos de lazer. Além disso, tivemos a oportunidade de estudar em uma escola diferenciada, com diversas provas simuladas testando e treinando nossos conhecimentos”, ressalta Sofia Dantas.
Gabriel Araújo concorda com a namorada e diz que o relacionamento contribuiu para ele ter um bom desempenho no Enem. “Como estávamos juntos estudando em um ambiente favorável, oferecido pelo Colégio Porto, nós dois tínhamos sempre aquela motivação para estudar. Tivemos excelentes professores, estrutura de plataformas, espaços virtuais que nos auxiliavam como monitoria, resumos, dicas e resoluções de questões”, revela.
Como conciliar namoro e estudo
Os novos universitários da UFRN acreditam que o suporte pedagógico do Colégio Porto auxiliou a conciliar o namoro mesmo em ano de Enem. E aproveitaram para dar 6 dicas fundamentais para casais que irão se preparar para o Enem 2023. Seguem:
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon