Uma aluna universitária identificada como Caroline Gutknecht comemorou seu aniversário de 24 anos com um bolo que continha a foto de Adolf Hitler, líder do nazismo na Alemanha.
As imagens foram compartilhadas por ela, que é estudante de História na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nas redes sociais. Ao ter conhecimento do caso, a reitoria da instituição de ensino comunicou a polícia.
Além do bolo com rosto de Hitler, a estudante surge em outras fotos com uma camiseta estampada com a imagem de Getúlio Vargas e com balões inscritos com as frases "mais amor, menos guerra" e "o mundo é das mulheres".
O caso foi revelado pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
Em nota enviada à imprensa, a UFPel informou que segue acompanhando o caso."A UFPel está acompanhando e averiguando os fatos ocorridos recentemente com a cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas de nossa parte", diz o comunicado.
A universidade também afirmou que a comemoração não aocnteceu nas dependências da instituição.
Já a deputada Juliana Brizola (PDT-RS) entrou com uma denúncia no Ministério Público do estado contra a apologia nazista praticada pela estudante.
A legislação brasileira considera que uma pessoa cometeu crime quando faz apologia ao nazismo. De acordo com o artigo 20 da lei 7.716 de 1989, a pena em caso de condenação pode ser dedois a cinco anos de prisão.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon