Em pronunciamento transmitido agora há pouco em cadeia nacional de rádio e TV, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pediu que os consumidores residenciais reduzam o uso de energia elétrica em razão do agravamento da crise hídrica.
Basicamente, Albuquerque sugeriu que os brasileiros tomem menos banho: redução do uso de chuveiros elétricos, condicionadores de ar e ferros de passar, com uso desses equipamentos preferencialmente aos finais de semana.“A título de exemplo, uma redução média de 12% no consumo residencial equivaleria ao suprimento de nada menos que 8,6 milhões de domicílios”, disse o ministro. “Podemos conseguir até mais, eliminando todo o desperdício no consumo de energia.”
Albuquerque também culpou a natureza pela falta de energia no Brasil, dizendo que a falta de chuvas no Sul foi superior ao previsto e ocorreu também em outros países.
Mais cedo, como publicamos, o ministro anunciou um aumento de 6,78% na tarifa média da conta de luz, válido a partir de amanhã (1º), e anunciou desconto extra na conta para quem reduzir o consumo de energia elétrica.
Tudo isso para evitar duas álavras: “racionamento” e “apagão”.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon