O deputado mineiro e ex-presidente do PSDB Aécio Neves ficará com o comando da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. A definição aconteceu nesta terça-feira (9) durante reunião entre o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários.
É a primeira vez que o tucano assume um posto de destaque desde maio de 2017, quando foi pego no escândalo da JBS. A previsão é que a instalação das comissões da Câmara seja feita nesta quarta-feira (10).
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ficará com a deputada Bia Kicis (PSL-DF). A deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) presidirá a Comissão de Educação e o deputado Doutor Luizinho (PP-RJ) presidirá a de Seguridade Social.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador José Serra e o ex-ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes mobilizaram o PSDB para que lutasse pela presidência da comissão e indicasse Aécio.
A Comissão de Relações Exteriores também era almejada pelo PT e pelo PSL, as duas maiores bancadas da Câmara. O PSL comandou o colegiado em 2019, com Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e tentou manter o controle em 2021.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon