-

* Homem é multado em R$ 10 mil depois de cortar casca de árvore em extinção para curar cachaça.

 Um homem foi multado em R$ 10 mil por ter utilizado um pedaço do tronco de uma árvore em extinção para preparar uma pinga em Tapejara, no noroeste do Paraná.

A situação foi descoberta após uma câmera de segurança registrar a movimentação no terreno onde a árvore está plantada.

As imagens mostram o homem chegando em um carro com mais duas pessoas. Apenas ele vai até a árvore e fica perto da planta por cerca de oito minutos.

Ao longo deste período, ele tenta se esconder por duas vezes, primeiro de um ciclista, depois de um morador que foi ver o que estava acontecendo.

O suspeito vai embora com um pedaço de madeira na mão.

A árvore é uma Amburana, conhecida também como Amburana acreana e cerejeira. As sementes são usadas como remédio para aliviar dores e a casca para preparar bebida alcoólica.

Como a espécie corre risco de extinção as sementes só podem ser colhidas quando caem no chão e qualquer tipo de corte é proibido.

Para evitar qualquer tipo de crime ambiental a prefeitura colocou uma placa no pé da árvore.

Mas, mesmo com o alerta, segundo a prefeitura e a Polícia Ambiental, o homem flagrado no vídeo usou um facão para arrancar um pedaço da casca da árvore.

"Pela placa do veículo conseguimos identificar o homem que aparece nas imagens. Ele disse que tinha ido até o local e retirado um pedaço da casca para remédio e para curar cachaça. Essa planta é muito utilizada para essa finalidade", explicou o comandante da Polícia Ambiental, Marcelo Fanti.

A prefeitura decidiu tombar a árvore como patrimônio imaterial do município após um levantamento identificar que a planta é a única da espécie na cidade e na região que produz frutos.

"Vimos a importância dela para o município e para os moradores. Por isso, decidimos fazer uma lei para proteger a árvore", contou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Sérgio dos Santos.

Além de ser multado, o suspeito multado pode responder por outros crimes ambientais.

"O inquérito será aberto e ele responderá criminalmente. Esse tipo de crime tem pena prevista de uma a três anos de prisão ", concluiu o comandante da Polícia Ambiental.

A Polícia Civil informou que vai enviar uma equipe para a cidade para fazer uma perícia e identificar o dano causado na árvore. Só depois disso o delegado vai decidir se vai indiciar o homem que aparece no vídeo.


Nossa.
G1

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »