O Rio Grande do Norte passa por mutirão de catarata, esse graça ao mandato do deputado Dr. Bernardo Amorim que viabilizou emenda parlamentar com essa finalidade.
Serão realizadas 200 cirurgias até a próxima sexta-feira (19), no Hospital de Almino Afonso. Atualmente, a cirurgia é indicada para qualquer tipo de catarata, sendo a única forma de tratar a doença.
A catarata é a opacificação do cristalino – lente natural existente no globo ocular – parte responsável pela focalização da visão para perto e longe. Esse processo de diminuição progressiva da visão ocorre geralmente após os 50 anos, mas quando esse quadro evolui rapidamente, é preciso procurar um oftalmologista.
O principal sintoma é a dificuldade para enxergar com nitidez e com o tempo a pessoa passa a ver apenas vultos. Atribuída principalmente a idade, o uso persistente de colírios sem indicação de um médico, inflamações e traumas (batidas e lesões) na região dos olhos também são fatores de risco que podem originar a doença. A cirurgia recupera a visão do paciente na maioria dos casos e melhora sua qualidade de vida.
"Imagine voltar a enxergar bem, assistir televisão, ler um livro ou dirigir. É o sonho de centenas de potiguares, que hoje se torna realidade. Graças à emenda do nosso mandato, começou o mutirão para cirurgias de catarata em pacientes de todo RN. Qualidade de vida para nosso povo, é uma das bandeiras do nosso mandato", Dr. Bernardo.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon