-

* Desabafo de um agricultor familiar...


Sou Joseilson Medeiros, agricultor familiar da Região Seridó, sindicalista, representante do Ramo Agropecuário junto à Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN).

Venho por meio deste convidar os representantes de Sindicatos, e demais organizações que representam os AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES do Rio Grande do Norte, para unirem forças junto à OCERN e à UNICAFES/RN na luta pela continuidade na execução do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Os agricultores familiares participaram, por meio de suas respectivas organizações, de uma chamada pública para fornecimento dos insumos da merenda escolar e, a partir disso, começaram a se organizar para honrar com o compromisso consolidado perante as unidades executoras.

Em virtude do atual momento que vivemos, devido à pandemia do novo coronavírus, responsável pela Covid-19, as aulas foram suspensas e, consequentemente, a entrega dos produtos desses agricultores familiares foi suspensa. Então, foram iniciados diálogos entre as citadas organizações e as autoridades competentes, e, o que parecia caminhar para uma situação menos danosa, tornou-se em uma verdadeira “falta de consideração” para com a classe da agricultura familiar. Isso porque a proposta da unidade executora do PNAE no Estado não contemplava em quase nada a nossa classe.

Após uma reunião entre as partes , parecia surgir uma “luz no fim do túnel", o que deixou todos esperançosos, pois vários encaminhamentos foram dados. No entanto, se, por um lado, as organizações representativas das cooperativas da agricultura familiar cumpriram com o que foi solicitado, por outro, a unidade executora não se deu ao trabalho de responder aos ofícios por aquelas enviados.

Pois bem. Recordam-se do que mencionei acerca da suposta "luz no fim do túnel"? Eis que não passou de um "pequeno vagalume", que se foi mais rápido do que um piscar de olhos, indignando a todos que lutaram durante semanas para que aqueles que estão no campo não perdessem a sua produção.

Por todo o exposto, conclamo a todos que se unam a nós nessa empreitada para que possamos reconstruir o diálogo junto ao Governo Estadual, em busca da sobrevivência dos pequenos produtores neste momento caótico.
Recado dado...
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »