-

* Espanha anuncia confinamento nacional; e França fecha ‘locais não essenciais’.

A Espanha e a França são mais dois países a anunciar restrições drásticas para conter a disseminação do coronavírus. Na noite deste sábado, o governo espanhol decretou quarentena nacional de 15 dias, a começar a valer a partir de segunda-feira, e ordenou que todos os cidadãos do país se confinem em suas casas e saíam apenas para comprar comida, ir para o trabalho, procurar atendimento médico ou ajudar os idosos e outras pessoas necessitadas. Pouco antes, a França também anunciou o fechamento de todos os negócios “não indispensáveis” a partir da meia-noite de sábado para domingo (hora local), incluindo restaurantes, bares e cinemas, após um forte aumento nos casos de coronavírus.

Autoridades espanholas registraram 1.500 novos casos ontem, o maior aumento diário do país até agora, elevando o total para 5.703. O governo ordenou o fechamento de todas as escolas, restaurantes e bares, estendendo as medidas que várias autoridades regionais, incluindo Madri e Catalunha, haviam adotado na sexta-feira. A medida reverte um posicionamento de apenas 24 horas antes do Executivo, quando o premier Pedro Sánchez decidiu esperar para decretar o confinamento, apesar de críticas da oposição e de membros do próprio governo. Na noite de sábado, foi anunciado que a mulher de Sánchez, Doña Begoña Gómez, está infectada.

Já a a França tomou as medidas após os casos dobrarem nas 72 horas anteriores, chegando a cerca de 4.500. Houve 91 mortes e 300 pacientes com coronavírus estão em estado crítico — metade deles com menos de 50 anos de idade. A decisão faz parte da mudança para a fase 3 da epidemia, o que implica que o coronavírus está presente em todo o território nacional.

As medidas nos dois países seguem ações semelhantes na Itália, o país mais atingido da Europa. A Itália está em quarentena desde o início da semana, com apenas lojas de mantimentos, farmácias e bancos autorizados a operar. Ontem, o país registrou 175 novas mortes, com um total de 1.441, e 2.795 novos casos confirmados e mais de 20 mil suspeitos.
Nossa.
O GLOBO

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »