-

* Governo diz que sal chileno oferece maior competitividade que o do RN.

A avaliação do Governo Federal, o sal chileno apresenta maior competitividade que o sal brasileiro, o que poderia se traduzir em menores custos para a cadeia industrial do país, caso o acesso ao mercado doméstico não fosse dificultado pela aplicação de medida de defesa comercial.

O Governo Federal também faz crítica ao poder de mercado criado pelas empresas brasileiras produtoras de sal, o que está dificultando, na análise feita, o livre mercado e a concorrência. 

“Dificultando inclusive a contestação de mercado e propiciando um campo fértil para a continuação dos indícios de prática de cartel, já detectada e condenada pela superintendência-geral do Cade, bem como pela Procuradoria Federal especializada junto ao cade”, reforça a Secretaria de Comércio Exterior.

Além disso, comparando-se o período de agosto de 2018 até maio deste ano com o mesmo período do ano anterior (agosto de 2017 até maio de 2018), houve um aumento de 74,1% do volume importado do Chile pelo porto de Santos (sal químico), acompanhado de redução de 17,1% nos preços do produto.

As restrições à importação do sal estrangeiro foram iniciadas em 2011. Antes disso, em 2009, a empresa potiguar Salinor protocolou petição de abertura de investigação de dumping nas exportações para o Brasil de sal grosso originário do Chile e de dano à indústria doméstica decorrente de tal prática.

Para se ter uma ideia do impacto que a suspensão do efeito antidumping para as importações de sal grosso do Chile causará ao produtor do RN, basta saber que a produção anual brasileira é de aproximadamente 7,5 milhões de toneladas, correspondente a 6 milhões de toneladas de sal marinho e 1,5 milhão de sal-gema – sendo o sal-gema utilizado integralmente de forma cativa, como insumo em determinadas indústrias químicas detentoras de sua exploração. Logo, o sal marinho potiguar representa a quase totalidade do sal brasileiro que é negociado para os diferentes segmentos de mercado, seja no Brasil ou no exterior.
Aí mata seu moço.

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »