O Hospital de Caraúbas já passa pela maior crise estrutural e funcional de sua história, chegando a eminência de simplesmente deixa de existir em sua atual funcionalidade visto TAC firmado entre o Governo do RN e o Ministério Público do Rio Grande do Norte.
Já não bastava essa vergonhosa e preocupante situação, vazou na noite de ontem (19), um áudio entre técnicos da saúde pública, onde fica nítido que alguns recursos do Hospital Regional de Caraúbas estariam bloqueados dado a falta de alimentação do DATASUS por parte da Secretaria Municipal de Caraúbas.
O SIASUS foi criado em 1992 e implantado a partir de julho de 1994, nas
Secretarias Estaduais que estavam substituindo os sistemas GAP e SICAPS
para financiar os atendimentos ambulatoriais. Em 1996 foi largamente
implantado nas Secretarias Municipais de Saúde – então chamadas de
gestão semiplenas – pela NOB 96. Encontra-se desde sua criação em
plataforma 16 bits, Clipper com DBF. Em 1997 o aplicativo passou a
processar além dos tradicionais BPA (Boletim de Produção Ambulatorial)
um documento numerado e autorizado chamado Autorização de Procedimento
de Alta Complexidade “APAC”.
O SIASUS recebe a transcrição de produção nos documentos BPA e APAC, faz consolidação, valida o pagamento contra parâmetros orçamentários estipulados pelo próprio gestor de saúde, antes de aprovar o pagamento – para isto utiliza-se do sistema FPO. Mensalmente os gestores, além de gerar os valores devidos a sua rede de estabelecimentos, enviam ao DATASUS-RJ, uma base de dados contendo a totalidade dos procedimentos realizados em sua gestão. Também mensalmente o DATASUS – RJ gera arquivos para tabulação contendo estes atendimentos. Complementando as informações do sistema SIHSUS, fornece ao SAS/DRAC os valores do Teto de Financiamento a serem repassados para os gestores.
Mediante essas informações, o erro ou negligência por parte da Secretaria de Saúde de Caraúbas gerou um prejuízo imensurável ao Hospital Regional de Caraúbas.
A gestora do Regional estaria muito preocupada com mais essa nova celeuma enfrentada pela Unidade Regional de Saúde.
Com a palavra os responsáveis pela ação desastrosa...
Nos vamos tirar Caraúbas do buraco.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon