Na tarde desta terça-feira, dia 21 de
julho, no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
(UFERSA), em Caraúbas/RN, aconteceu o lançamento Manual de Implantação e
Manejo do Sistema Bioágua Familiar (SBF) e Intercâmbio, que consiste no
reuso de água cinza doméstica para produção de alimentos da agricultura
familiar do semiárido.
Na ocasião estiveram representando a Prefeitura Municipal de Janduís o Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos Clementino Santos, Secretária de Governo Ceiça Morais, e o técnico da SEMARH Dario Arruda. O evento contou com representantes dos estados do Sergipe, Piauí, Pernambuco, Ceará e do Rio Grande do Norte, que são supervisores das seguintes ONGs: ATOS, Diagonia, Sertão Verde, Terra Viva e Padre Pedro.
O projeto do Sistema Bioágua Familiar (SBF) visa a produção de alimentos nas residências rurais reutilizando a água cinza, que é a água que anteriormente era desperdiçada e agora é usada para o reuso nas hortaliças e frutas agroecológicas, produzindo alimento de qualidade para as famílias agricultoras, melhorando a qualidade nutricional.
O projeto do Sistema Bioágua Familiar (SBF), teve seu início no ano de 2009, com a pesquisa para o desenvolvimento da tecnologia, que contou com a implementação do filtro em três propriedades no território do Sertão do Apodi (RN), que foram três anos realizando testes e ajustes para a iniciativa ficasse pronta para ser utilização plena em outras residências rurais.
Representantes dos movimentos...
Grande momento.
ACPMJ.
Registe-se aqui com seu e-mail
ConversãoConversão EmoticonEmoticon